A FLAPPSIP nasce pelo desejo dos integrantes de diversas associações latino-americanas de conhecermos, discutirmos, intercambiarmos e analisarmos nossas problemáticas. Nosso ponto de encontro é a psicanálise, sua teoria, sua clínica e, sobretudo, o mútuo envolvimento entre teoria e clínica que a marca desde seu nascimento e que não cessou de produzir novos desenvolvimentos.
Nosso segundo ponto de encontro se refere a aprofundar o estudo da ligação entre a clínica e o social. Consideramos frutífero insistir no duplo movimento que efetuou o fundador da psicanálise, pondo no centro do problema o sujeito em relação com o sintoma e, por sua vez, pondo o sintoma em relação com o mal-estar na cultura. O último século foi gestando profundas mudanças em nossas sociedades. As transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas se sucederam aceleradamente; foram acompanhadas de práticas e discursos que produzem novas subjetividades e novos padecimentos. É também o desafio atual da psicanálise produzir as transformações que sejam necessárias para mergulhar nestas subjetividades e encontrar modos de intervenção para seus sofrimentos.
Não é estranho a nossas latitudes que uma das consequências mais graves da nova ordem social regulada pelo mercado seja a exclusão social. Que postura adotamos os psicanalistas diante do sujeito prejudicado pelo sistema? Como se reintroduz no discurso a palavra dos excluídos, como fazer ouvir o vazio simbólico, já que sobre a exclusão se fala em um âmbito e se padece em outro?
Estas são apenas algumas das interrogações que nos convocam a encontrarmo-nos periodicamente em nossos Congressos bianuais e a manter um intercâmbio virtual permanente através de nossa página web, o que se concretiza através de Foros de Discussão, Espaços de Investigação e Cursos Virtuais. Todos os eventos centrais de nossas Associações (Congressos ou Jornadas) dispõem também de una Mesa Plenária FLAPPSIP para a qual se convida colegas das Associações federadas como modo de propiciar mais encontros através das vastas latitudes que nos albergam.
Nossa Federação se define como una organização de instituições comprometidas com a discussão, intercâmbio, produção e difusão do pensamento psicanalítico e suas diversas práticas originadas nas descobertas de Sigmund Freud e seguidores pós-freudianos.
A FLAPPSIP foi criada com a convicção de que o intercâmbio científico e o conhecimento mútuo entre as instituições participantes, assim como entre seus membros, reverterá em benefício para todos. Constitui esta una forma de integração de seus membros latino-americanos fortalecendo as raízes comuns e projetando-se para o futuro.